Páginas do Blog

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Aumentando as visitas com o poder das palavras-chaves

A internet está mudando e eu espero que isso continue acontecendo a medida que o tempo passa. Inovar e mudar as formas de fazer a mesma coisa, trazem evoluções, sempre!


Outro dia estava conversando com o pessoal na AgênciaClick (na qual comecei recentemente como gerente de tecnologia) sobre a internet há uns 6-7 anos atrás e refleti sobre o volume de mudanças que vem acontecendo dia após dia. Desde o “boom” do Google, a web se tornou mais dinâmica, e cada vez mais, novas tecnologias estão disponíveis para tornar a experiência de navegação melhor.


Quando comecei esse blog, decidi começar a escrever tudo aquilo que se passava na minha vida, desde assuntos relacionados à gestão de projetos, redes sociais, desenvolvimento de software, gadgets, até algumas gambiarras que de vez em quando crio.


A partir daí, comecei a brincar com o Google Analytics, e aos poucos fui mapeando o perfil das pessoas que acessam meu site e vendo o que os outros distribuem de links por aí. O que concluí com isso ? Com a busca de algumas palavras chave, consegui mapear o perfil dos meus leitores, e assim, consigo escrever cada vez mais conteúdo com um foco específico.


Se você não entendeu o que escrevi acima, pense no lado de uma empresa querendo fazer a propaganda de seu produto para um público específico. É isso que eu quero fazer com meu blog cada vez mais, para trazer mais e mais tráfego.


Caso você seja proprietário de um blog, faça um teste: Veja a incidência de palavras chave e a quantidade que elas aparecem e comece escrever textos que tragam a mesma tanto na URL quanto no corpo de seu texto. É uma prática básica de SEO e realmente funciona.


Logo no começo o resultado foi bem claro: incremento de 35% de tráfego somente por busca e o melhor, o número de pessoas com mais de uma visita aumentando. Outro ponto que acho fundamental é responder as perguntas nos comentários; muita gente usa os blogs como um mecanismo de expor as idéias, criticar, sugerir, etc..


SEO não é uma ciência exata, mas sem dúvida, todas as práticas aplicadas vão permitir que você, no mínimo, entenda um pouco do perfil do usuário do seu site. Além disso, há poucos profissionais com conhecimento nesse assunto e confie em mim, é uma profissão que ainda será muito valorizada (muito mais do que é hoje).


Para finalizar, deixe sua preguiça de lado, instale o Analytics no seu site e comece a brincar com otimização. Vai ver que é algo viciante e que gera resultados. Não é por menos que aparecem empresas constantemente se especializando em otimização de buscas (SEO).

Nenhum comentário:

Postagens populares